Home

O que é a música fado e como ela soa?

Você já ouviu falar da música fado que está associada a restaurantes e pubs portugueses? Fado é um tipo de canto português que teve origem na década de 1820. É principalmente melancólico na natureza onde o músico canta sobre todas as duras realidades da vida. É frequentemente descrito como “sausade” que em português significa “saudade”. A palavra significa perda que normalmente indica uma perda permanente. A música fado é geralmente acompanhada por um par de guitarras de 12 cordas, um par de violas, e um pequeno baixo de 8 cordas.

Tudo o que você precisa saber sobre música fado:

O Fado de Lisboa é um dos dois estilos populares do Fado e tem suas origens em ambientes sociais marcados por pecados e marginalidade. É por isso que geralmente era encontrado onde prostitutas e marinheiros ficavam. A partir do início dos anos 1900 passou a ser aceito pelas pessoas e essa tendência continua. Enfrentou algumas dificuldades em 1926, numa época em que a censura trouxe mudanças fundamentais no entretenimento urbano. Mas o rádio garantiu que Fado chegasse às casas do povo de Portugal.

O segundo tipo é o Coimbra que está associado às tradições acadêmicas da Universidade de Coimbra. Aqui, músicos e cantores usam roupas acadêmicas tradicionais como capas, roupões escuros, leggings e cantam durante a noite na praça da cidade ou nas ruas. Coimbra é mais para as partes privilegiadas da sociedade, enquanto o estilo lisboeta do Fado atende às classes trabalhadoras.

Além dos dois grupos distintos de pessoas que esses estilos entretêm, há mais algumas distinções entre esses dois estilos fado. Embora o tipo de Lisboa possa ser cantado por uma pessoa de qualquer gênero, o Coimbra só pode ser cantado pelos homens. É focado em encontrar esperança nas dificuldades diárias que encontramos. No entanto, o estilo de Lisboa pedirá que se rendam diante de tais dificuldades. Além disso, você encontrará muitas improvisações no estilo lisboa, enquanto o Coimbra é cantado após muitos ensaios. O Coimbra foi inventado por estudantes que criaram isso espontaneamente nas universidades e continua a viver lá. Aqueles que realizam o Coimbra também mantêm códigos de vestimenta adequados para expressar a solenidade.

Como soa o Fado?

A música fado é melancólica; então, quando começar, espera-se que você pare de falar, guarde o garfo ou telefone o que você estiver segurando, e ouça atentamente cada nota que o cantor cantar. Você deve observar cuidadosamente suas expressões faciais e gestos para realmente sentir as emoções que a melodia evoca. Desde o século XIX, ambos os estilos fado se desenvolveram e eles vêm ganhando popularidade além das pousadas e cafés regulares. Em meados do século XX, Fado tornou-se mais como folclore, um símbolo autoconsciente da cultura portuguesa. Este novo papel foi apoiado pela indústria fonográfica de som em expansão para tornar a música fado mais profissional. Logo se identificou com música de protesto político na América Latina. No final do século XX, a popularidade de Fado diminuiu ligeiramente, mas foi novamente revivida no início do século XXI. Artistas como Christina Branco, Carlos do Cramo e Mariza estão indo além do violão tradicional para incluir violino, piano, acordeom e muitos outros instrumentos.

 

Maturus


Bem haja
 

 

“Sabermos escolher o melhor de nós para dar a quem gostamos, é ensinarmos quem gostamos a compreender melhor o que somos…”
———-
Amigos,

Obrigado por me tornarem um ser mais nobre, por me me ajudarem a acreditar que vale a pena o esforço de não desistir…
Aqui vos deixo o meu sinal de esperança neste novo ano 2015 trazendo assim até vós mais um novo trabalho.

E assim, aqui vos deixo a minha profunda gratidão
por vos merecer no caminho em que estamos,
“Juntos a semear Amor ”

Bem haja,
custodio castelo

 

<< Início < Anterior 1 2 3 Seguinte > Final >>
Pág. 1 de 3